Newsletter 17 Set 08
Liderar é aprender... Sempre!
por: Lauro Blanco Junior

Houve um tempo em que o ritmo das mudanças era lento. Uma pessoa envelhecia em um mundo praticamente igual ao que o tinha recebido em seu nascimento. As alterações sociais ocorriam em décadas, até mesmo séculos para se consolidarem. Seguiam a mesma velocidade da natureza. O conhecimento individual era limitado e a indisponibilidade da disseminação deste conhecimento era um problema.

O livro de Charles Darwin, sobre a evolução das espécies, impresso em 1859, teve sua primeira tiragem de 1.250 exemplares. Hoje um livro de sucesso e esperado, como foi o de Darwin, é impresso com tiragem às centenas de milhares.
Nos últimos 50 anos o mundo se viu inundado por um desenvolvimento vertiginoso, numa escalada exponencial. E o mundo dos negócios acompanhou a velocidade destas mudanças e continua a se transformar continuamente, se atualizando, se renovando, exigindo e necessitando de novas competências.

O verdadeiro líder precisa acompanhar este desenvolvimento, sob pena de ficar no meio da jornada. Por isso afirmo que Liderar é Aprender...Sempre! É pura perda de tempo e dinheiro defender a velha ordem, manter-se na posição de que “sempre fizemos assim” ou “já tentamos e não deu certo”. Os conservadores são eternos perdedores. O novo sempre vem e vence.

Este ritmo alucinante das mudanças tem contundentes implicações no nosso dia-a-dia profissional. Todo aprendizado hoje é efêmero, sendo válido por poucos anos, ou até mesmo alguns meses apenas.

O sucesso sempre dependeu do conhecimento. Se no passado as mudanças eram mais lentas, havia tempo para sedimentação do aprendizado. Hoje o desenvolvimento é diário, o aprendizado é horário; e aquele que considera ter “chegado lá”, sucumbe, pois o mundo não para de avançar e ele fatalmente será passado para trás.

O sucesso é um valioso professor, mas não se deixe relaxar sob sua sombra, pois se tornará provavelmente seu maior inimigo. O conhecimento que você tem e te trouxe até aqui, não é suficiente para te levar aonde você precisa ir. Mesmo que seja para ficar no mesmo lugar, há de se aprender mais, infinitamente mais.

O pensamento de que “em time que está ganhando, não se mexe” está focado no presente, não no futuro. O presente torna-se passado após somente uma noite, e o futuro se torna presente, na mesma velocidade. É preciso se manter atento e aberto ao aprendizado.

O conhecimento e o discernimento são as chaves do sucesso. Quem aprender as habilidades e as idéias certas conhecerá o sucesso; quem aprender as idéias e as habilidades erradas conhecerá o fracasso. Ocorre que as habilidades “certas” de ontem, tornaram-se “erradas” hoje. O contínuo aprendizado é fundamental para se continuar a fazer sucesso. É necessário aprender novas técnicas de liderança, novas capacidades, novas abordagens, novos paradigmas.

Mas não basta aprender somente, é preciso implementar. É neste ponto que as coisas se tornam mais difíceis. Seria tão bom que fosse como acender um lâmpada, mas não é bem assim.

O problema na implementação de novos conceitos e procedimentos está, invariavelmente, na conscientização do líder. É necessário aprender a conduzir de uma maneira diferente. Cabe ao líder disseminar as novas idéias e auxiliar sua equipe a absorver as mudanças de forma positiva.

No artigo anterior comentei amplamente sobre a necessidade da delegação das decisões, definindo-se menos e perguntando-se mais, fazendo com que as pessoas assumam suas responsabilidades. Volto a reiterar a necessidade das mudanças comportamentais por parte do líder.

Não tenha receio de perder o respeito por não dar boas respostas com a rapidez que seus subordinados estavam acostumados. O sentido de valor que eles terão sobre si mesmos, fará a diferença. A sinceridade e a transparência nas relações poderão auxiliar amplamente esta nova etapa de gestão. Deixe claro o que se pretende implementar:

- apresente sua proposta de uma nova gestão;
- mostre o que está tentando fazer e o significado para todos os envolvidos;
- não receie erros durante o caminho, seus ou de sua equipe, o erro faz parte do aprendizado;
- demonstre que equívocos provavelmente ocorrerão, mas que as correções também serão feitas em conjunto.
- dê, finalmente, a você e a todos os outros, o direito de não serem perfeitos, enquanto humanos.

Sei que é muito mais fácil escrever sobre como agir do que pô-las em prática, mas este processo é para mim também um aprendizado. Sempre li muito, procurei implementar as boas idéias e propostas administrativas; escrevê-las e colocá-las de um forma ordenada, tem sido para mim um grande aprendizado.

Para finalizar gostaria de deixar a seguinte mensagem: “É preciso se conscientizar que não existe um ponto, um objetivo a alcançar. O que existe é uma jornada. O objetivo de hoje é o patamar de amanhã”.

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